Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

Checklist: cuide direito do seu quadriciclo

Fazer a manutenção periódica no quadriciclo é fundamental para que o veículo funcione adequadamente. Isso evitará surpresas desagradáveis na hora de aproveitar seus momentos de lazer. Já pensou se na hora de curtir o seu quadriciclo o equipamento não funcionar? Ou apresentar algum problema e você tenha que correr para o mecânico?
 
Pois é, ninguém quer passar por situações desagradáveis como essas. Estar atento a alguns fatores vão te ajudar a evitar esses problemas e manter seu quadriciclo sempre funcionando. Confira o checklist que preparamos com x dicas que vão te ajudar a cuidar direito do seu quadriciclo. Acompanhe!
 

7 dicas para cuidar do seu quadriciclo

Inspecione o guidão 

O guidão é fundamental na direção de qualquer veículo. O desgaste de uso, mal uso ou tempo parado podem prejudicar a eficiência desse recurso. Observe sempre se o guidão está maleável e proporcionando uma boa condução. Ao sinal de qualquer problema durante a condução do veículo, leve-o a um mecânico especializado. 
 

Verifique os pneus

Verifique os pneus constantemente. Isso evitará que você vai ter problemas com um pneu murcho, por exemplo. Antes de sair com o veículo, inspecione os pneus, veja se não estão rachados – principalmente se o quadriciclo permaneceu parado por muito tempo. Verifique também se não há bolhas ou qualquer sinal de anormalidade. Calibre os pneus sempre de acordo com as indicações do fabricante. Assim, você terá uma pilotagem mais segura e agradável. 
 

Atenção para porcas e parafusos

As porcas e parafusos se desgastam com o tempo, pode enferrujar e até quebrar. Equipamentos muito antigos, podem ter esses componentes prejudicados. Antes de sair com o veículo, verifique se as porcas e parafusos não estão gastos, soltos ou enferrujados. 
 

Cuidado com o desgaste dos freios

Assim como qualquer veículo, os freios se desgastam conforme o uso. No manual de seu quadriciclo deve ter as informações sobre qual é o tempo ideal para fazer manutenções no equipamento. Siga essa orientação para garantir a vida útil do freio, evitar surpresas e despesas com manutenções inesperadas. 
As pastilhas de freio e o fluido de freio são dois componentes que exigem atenção nesse sentido. 
 

Evite problemas no motor

O óleo é um componente fundamental para qualquer veículo. Sem óleo, o motor pode queimar, por isso é necessário observar os níveis de óleo antes de sair com o quadriciclo. A forma de verificação é a mesma do seu carro, basta usar uma vareta que já acompanha o quadriciclo para medir o nível. 
 

Observe o tempo de uso da bateria

Quadriciclos com arranque elétrico têm bateria. Esse componente tem tempo de vida útil e você precisa verificar essa informação no manual do equipamento. Alguns proprietários, com veículos muito antigos e que ficam muito tempo parados não se atentam ao fato de que um momento a bateria pode parar. 
Faça testes na bateria de forma periódica para evitar panes e conseguir usar o seu quadriciclo sempre que quiser. 
 

Proteja o quadriciclo das ações do tempo

Além de observar todos os aspectos que citamos neste artigo, você deve proteger seu quadriciclo do sol constante, da chuva, alagamentos, entre outras ações climáticas que podem prejudicar ou danificar o equipamento. Mantenha o veículo em área coberta, caso não seja possível, cubra com uma capa protetora. 
 
Cuidando de todos esses aspectos, você terá um quadriciclo conservado para aproveitar os momentos de lazer. 
 

Outros Eventos

Voltar ao topo