Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

Como escolher os pneus do quadriciclo

Escolher os pneus do quadriciclo pode ser um grande desafio para quem acabou de comprar um veículo desse ou não tem muita experiência com o equipamento. A escolha do pneu varia de acordo com as necessidades de uso do condutor e, principalmente, do ambiente em que ele vai ser usado. 

Neste artigo, listamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher os pneus do quadriciclo da forma certa. Acompanhe o conteúdo!

5 dicas para escolher os pneus do quadriciclo

Escolher os pneus do quadriciclo corretamente é fundamental para fazer um bom uso do equipamento. Por isso, você deve conhecer bem o local onde pretende pilotar o equipamento, já que o terreno é um dos fatores que mais influencia na escolha. Outros pontos também devem ser observados e vamos listá-los abaixo. Confira!

Atenção para a sujeira do terreno e o ambiente onde o equipamento será estacionado

Em geral, os terrenos onde os quadriciclos são conduzidos não são limpos. No entanto, algumas pessoas utilizam o equipamento apenas no asfalto, que apresenta um tipo de sujeira diferente. 

Pneus XC têm os blocos de banda de rodagem menores e o composto da borracha é mais macio. Por isso, são melhores para o momento da tração e aceleração. Isso quer dizer que são mais indicados para ambientes com um nível de sujeira menor, como é o caso do asfalto.

Ambientes com lama profunda exigem pneus específicos

Os trilheiros costuma pilotar em ambientes com muita lama. Isso exige um tipo de pneu diferente do que mencionamos no tópico anterior. Caso o ambiente apresente uma lama muito profunda, o ideal é investir em um pneu com garras superficiais, médias ou profundas. Avalie o terreno antes de colocar outro tipo de pneu nele.

Terrenos mais complexos exigem maior atenção

O solo de desertos e sertões são cheios de surpresas, embora pareça ter apenas areia fofa. Durante a pilotagem, você pode se deparar com diversos obstáculos, como blocos duros, cascalhos, vegetação etc. Por isso, é preciso estar bem preparado.

Existem pneus específicos para esse tipo de terreno e é fundamental que o seu equipamento esteja preparado para trafegar no local. Caso contrário, você corre o risco de ficar atolado e não conseguir sair. 

Variedade de ambientes exigem modelos utilitários

Pneus utilitários são aqueles que foram projetados para o uso em diferentes tipos de terrenos. Você pode utilizá-los, tranquilamente, em terrenos com lama, sujeira, areia, pedras e em trilhas. A principal característica desse tipo de pneu é que seu design de rodagem é mais aberto, com paredes laterais mais duráveis e uma classificação maior nas lonas. 

É indicado para todos os tipos de terrenos, mas se você quiser algo mais específico, siga as dicas anteriores.  

Específicos para terrenos mais instáveis

Os pneus paddle são os mais indicados para a pilotagem em dunas de areia. Esse modelo tem o poder de impulsionar o quadriciclo para frente e cavar a areia. Dessa forma, evita que o equipamento fique preso em atoleiros ou patinando sem sair do lugar. É o recomendado para andar em praias, quando permitido.

Além disso, temos o modelo terreno duro, indicado para usar no asfalto, solo de argila dura e na sujeira. Outros aspectos que você deve considerar é com relação ao tipo de uso. Um quadriciclo para esporte precisa ser personalizado de acordo com o tipo de pilotage, tamanho do motor e características do usuário. 

Por outro lado, um quadriciclo utilitário, é mais durável, pois sofre menos com os atritos do terreno e transporta uma carga menor por menos tempo. Assim, seus pneus não precisam ser tão potentes. 

Quer mais dicas para usar seu quadriciclo da melhor forma? Continue acompanhando nossos conteúdos.

 


Outros Eventos

Voltar ao topo