Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

Compressão dos pneus: qual a calibragem ideal para o seu off-road

Encontrar a calibragem ideal para um veículo off-road não é uma tarefa tão simples ou intuitiva. Mesmo para quem já dirige e tem experiência com automóveis em geral. A compressão dos pneus de um off-road é diferente e precisa que algumas variáveis sejam observadas.

 

Um pneu calibrado corretamente vai deixar o veículo mais leve ou mais pesado, e isso pode influenciar na pilotagem. Por isso, nem sempre a calibragem será a mesma, depende muito do objetivo de uso. Entender sobre a compressão dos pneus é importante para que você consiga acertar na hora de calibrar. Veja as dicas deste conteúdo.

Como a pressão influencia na performance dos pneus 

A pressão aumenta o contato do pneu com o solo e isso também faz com que o carro se arraste mais durante a direção. Isso quer dizer que para andar em uma velocidade baixa, com o pneu com menos pressão, o motor do veículo vai fazer mais força do que se estivesse com os pneus cheios. Dessa forma, o consumo de combustível aumenta e o desgaste de pneus também.

 

O peso do equipamento e do condutor, as medidas do pneu e a temperatura do ambiente onde você vai pilotar são fatores que devem ser levados em consideração. Para fazer a calibragem, os pneus devem estar frios, pois o calor do ar aumenta a pressão interna.

Compressão dos pneus de acordo com cada terreno

Terreno com areia fofa

Exige que a compressão dos pneus estejam mais baixas, aumentando a área de contato do pneu com o chão. A pressão mais baixa gera maior sustentação do carro nesse tipo de solo. Dessa forma, é possível gerar mais apoio e sustentação. Em praias ou dunas é recomendado calibrar os pneus entre 10 e 18 libras, observe antes quão fofa está a areia. 

 

As estradas de areia, em geral, têm um terreno menos fofo do que as praias ou dunas. Nesse caso, em torno de 16 e 25 libras é o mais indicado. Além disso, é preciso tomar cuidado com as pressões baixas, porque o pneu pode sair da roda caso sofra muita força lateral, como em uma curva ou terrenos que exigem inclinação do veículo. Quando a pressão dos pneus estiver muito baixa, evite pilotagens em alta velocidade.

Terreno com pedras ou ondulações

 

O solo pedregoso exige que o pneu do veículo tenha maior aderência ao terreno. A pilotagem com muita pressão vai fazer com que o veículo fique patinando no local e cuspindo pedra. Para evitar isso, é recomendado calibrar os pneus de 16 a 25 libras. 

 

Ao diminuir a pressão dos pneus, para pilotar em um terreno com muitas pedras ou ondulações, a trepidação do veículo vai diminuir. Outro cuidado também deve ter tomado para trafegar em terrenos com muita pedra. Quanto mais pressão é colocada no pneu, mais barriga forma em suas laterais e isso pode levar a cortes. 

Terreno com lama 

O maior problema da condução em lama é que elas afundam as rodas do veículo. Por isso, pressões muito baixas devem ser evitadas para uso nesse tipo de ambiente. Ao acelerar na lama, o pneu vai cavar e criar buracos fundos, se a pressão estiver baixa vai raspar na parede do buraco e o giro da roda, patinando, vai lixar o pneu, que pode rasgar.

 

Utilizando um pouco mais de pressão, o pneu vai diminuir a barriga, a patinação vai ser maior e mais rápida, fazendo com que o pneu espirre o barro grudado. Tudo isso vai limpar os cravos do pneu, permitindo que grudem ao entrar em contato com o solo. Nesse caso, o recomendado é usar entre 18 e 25 libras. 

Terreno de asfalto

O asfalto é o tipo de terreno mais aderente e sem obstáculos que um veículo off-road vai encontrar. Essas características favorecem uma pilotagem livre e em alta velocidade, por isso a pressão dos pneus deve ser alta. Um pneu com maior compressão diminui seu contato com o piso, o que também diminui o arrasto, o desgaste do pneu e o consumo de combustível.

 

Uma compressão alta evita que os pneus dobrem suas paredes durante as curvas ou que sofram com forças laterais. Isso aumenta seu desempenho e torna a direção mais segura. 

 

Como falamos no início, a compressão dos pneus deve levar uma série de fatores em consideração. Antes de calibrar os pneus do seu off-road, analise o terreno onde vai pilotar, o seu peso e o do veículo. Dessa forma você terá mais segurança para fazer uma boa calibragem. Na dúvida, converse com nossos técnicos.

 


Outros Eventos

Voltar ao topo