Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

Dicas de conservação: 4 dicas para manter a mecânica do quadriciclo em dia

A mecânica do quadriciclo exige cuidados específicos, por isso sempre recomendamos a nossos clientes que procurem um profissional especializado ou que tragam seus brinquedos para uma de nossas oficinas. Há muitos fatores, porém, que podem ser observados pelos próprios usuários, podendo até fazer pequenas manutenções. Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais reparos que são necessários na mecânica do quadriciclo. Confira!
 

4 dicas para manter a mecânica do quadriciclo em dia

1. Cuide da pressão Calibragem dos pneus

Verifique no manual do seu equipamento qual é a pressão recomendada pelo fabricante para encher os pneus. Essa informação também pode estar em uma etiqueta colada no quadriciclo. Nunca encha os pneus com a pressão máxima mostrada na parede lateral do pneu. 
Quando os pneus estão muito cheios, a tração é reduzida e o fator de rejeição que pode empurrar o condutor aumenta. Com isso, as chances de acidentes são maiores. 

2. Mantenha o seu filtro de ar limpo

A maior parte dos donos de quadriciclo usam essas máquinas em locais sujos, com muita lama, poeira etc. Não há problema nenhum em usar dessa forma. Esses veículos são projetados para isso. Mesmo assim, é preciso manter o filtro de ar do quadriciclo limpo.
O uso do quadriciclo em locais sujos tende a entupir o filtro, quando a limpeza adequada não é feita após o uso. Um filtro sujo prejudica o desempenho do motor. 
 
Você mesmo pode fazer a limpeza e ou a troca caso necessário. Compre um kit de limpeza do filtro de ar no seu revendedor. O kit é composto por um frasco de solução de limpeza e uma lata de spray de óleo de filtro. Além disso, você vai precisar de uma banheira de plástico, panos, um balde de água com sabão e luvas resistentes a produtos químicos.

Como fazer a limpeza do filtro de ar

  • Remova e limpe o filtro
  • Remova o filtro de espuma e limpe os detritos do lado de fora. Mergulhe o filtro na solução de limpeza pelo tempo recomendado no kit de limpeza. Tire o excesso de solução. Lave o filtro com água e deixe secar.
  • Lubrifique o filtro
  • Derrame óleo fresco no filtro limpo. Depois, espalhe o óleo nos poros. Reinstale o filtro no carburador.

3. Lubrificação da embreagem e cabos de freio

Fazer uma lubrificação periódica ajuda a aumentar a durabilidade dos cabos de freio. O ideal é fazer a lubrificação duas vezes a cada quatro meses. Compre uma lata de lubrificante para cabos de spray no seu revendedor para fazer a lubrificação.

Como lubrificar a embreagem e os cabos de freio

Desconecte a extremidade do pino do cabo da alavanca, conecte o cabo luber e insira o canudo de spray na sua abertura. Em seguida, injete o lubrificante sob pressão para forçá-lo ao cabo.

4. Troque o óleo do motor. diferencial 

A troca do óleo diferencial é um procedimento simples de drenagem e reabastecimento que deve ser feito de forma regular. Muitos proprietários de quadriciclos não fazem e acabam tendo um custo maior com a mecânica do quadriciclo e seus reparos. No manual do seu veículo tem as informações sobre qual é o período recomendado para fazer as trocas e o tipo de óleo lubrificante que deve ser usado. 
 
Colocando todas essas dicas em prática, você vai manter a mecânica do quadriciclo em dia e ainda economizar com as manutenções. Você tem algum cuidado especial com o seu brinquedo que não citamos aqui? Fale qual é o modelo do seu quadriciclo e compartilhe a sua dica nos comentários. 
 

Outros Eventos

Voltar ao topo