Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

3 dicas para escolher a bicicleta elétrica

Nos primeiros dias de isolamento social, a Associação do setor de bicicleta registrou aumento nas vendas de bicicletas elétricas. O interesse por esse tipo de equipamento é notório, o uso das bicicletas elétricas tem se tornado cada vez mais popular. 

 

Por outro lado, a compra desse tipo de equipamento não é uma escolha simples, como a compra de uma bicicleta tradicional. Alguns pontos precisam ser considerados e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira a seguir, 3 dicas para escolher a bicicleta elétrica!

Como escolher a bicicleta elétrica: veja as nossas dicas

Tipo de uso

O primeiro ponto a se considerar é se a bicicleta será usada diariamente ou apenas para lazer, aos finais de semana, por exemplo. A partir dessa resposta, você consegue saber ou imaginar o terreno em que a sua bicicleta será usada. Por exemplo, no uso diário, o percurso conta com muitas ladeiras? Nesse caso, a bicicleta precisa ter maior potência.

 

O trajeto é de longo percurso, então a autonomia da bateria é fundamental. Você precisa se informar sobre quanto tempo a bateria é capaz de suportar e quantos quilômetros consegue fazer nesse tempo, sem que seja preciso fazer uma nova recarga. A bicicleta também deve ser confortável, tanto para longos percursos, quanto para pequenos passeios. No caso dos passeios, é interessante ter alguns acessórios, como cestinhas e baús.

Diferenças entre as potências

A bicicleta elétrica pode ser encontrada em diferentes potências. Veja abaixo os modelos mais comuns de encontrar no mercado e quais as indicações de uso. 

 

  • 180 a 250 Watts: é recomendada para uso constante, em velocidade considerável e terrenos planos. Para aumentar sua velocidade, o condutor pode usar o pedal mecânico; 

  • 350 Watts: indicada para terrenos mais acidentados ou até planos, mas que o condutor não vai utilizar o pedal mecânico;

  • 600 Watts: a potência é recomendada para pedalar em subidas íngremes e com maior peso. Em terrenos planos a velocidade é superior, por isso requer cuidado. 

 

A definição da potência é importante, pois pode ser crucial no uso, principalmente diário. Avalie quanto vai exigir da sua bicicleta antes de definir a potência.

Sistemas de Ativação das Bicicletas Elétricas

Os sistemas de ativação determinam como o motor do equipamento será acionado. Essa informação pode fazer diferença na condução, pois você vai esperar que a bicicleta acione o motor automaticamente, mas o sistema não responde dessa forma. Veja como cada sistema funciona:

 

  • Sistema Pedelec: o condutor começa pedalando e, após atingir determinada velocidade, o sensor ativa o motor. O condutor não para de pedalar em nenhum momento, mas ganha agilidade com o motor. 

  • TAG - Twist and Go: é um sistema de aceleração manual, igual ao de moto. O condutor aciona o sistema ao apertar um botão. Nesse tipo de sistema não é necessário pedalar. 

  • Aceleração mista: nesse caso, o sistema pode ser acionado por meio de pedaladas ou pela aceleração automática. 

 

O custo da bicicleta vai variar de acordo com o sistema escolhido, por isso vale analisar as vantagens e desvantagens de cada sistema, além do melhor custo benefício para o condutor. 

Tipos de bateria 

A bateria é responsável pelo desempenho da bicicleta e seu custo final. A autonomia de uma bateria varia entre 20 e 60 quilômetros, mas isso vai depender do peso do equipamento, somando a bateria, o ciclista e o terreno onde será utilizada. Conheça os tipos de bateria:

 

  • Bateria de chumbo: bastante semelhante às baterias de carro, é mais pesada, por isso pode prejudicar o desempenho da bicicleta. Além disso, são fixas, isso exige que a bicicleta seja levada até a tomada. Por outro lado, seu custo é menor e pode ser recarregada em torno de 300 a 400 vezes, depois é preciso substituí-la. 

  • Bateria de Lítio: esse tipo de bateria é mais leve e mais duradoura. Seu tempo de recarga é menor, em torno de quatro horas a menos do que a bateria de chumbo. Outra vantagem é que pode ser retirada da bicicleta na hora da recarga. Porém, seu custo pode ser 40% superior. 

 

Na hora da escolha, é importante ponderar o custo, mas também a vida útil da bateria e as vantagens que podem tornar o custo-benefício mais interessante. 

 

Ainda tem dúvidas sobre como escolher o modelo ideal? Converse com os nossos vendedores. Eles vão te ajudar!


Outros Eventos

Voltar ao topo