Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

Carreta do tipo reboque: veja como transportar quadriciclo com segurança

Recentemente, publicamos um artigo aqui no blog com dicas sobre como transportar um quadriciclo com segurança. No conteúdo, explicamos algumas formas que você pode usar para transportar o equipamento de um local para o outro de forma totalmente segura. Hoje, vamos falar especificamente da carreta tipo reboque. 

 

Esse equipamento móvel é ideal para quem precisa ou pretende transportar um quadriciclo com certa frequência. Confira a seguir como uma carreta do tipo reboque pode te ajudar a transportar o seu quadriciclo com segurança.

Como transportar um quadriciclo com carreta do tipo reboque? Veja o passo a passo!

A vantagem de ter uma carreta do tipo reboque é não precisar contratar um transportador sempre que for necessário levar o seu quadriciclo para algum lugar. Esse equipamento proporciona maior autonomia e permite que você leve o seu quadriciclo com você sempre que for fazer uma viagem, por exemplo. Além disso, você pode alugar o equipamento, quando não estiver em uso. 

 

A seguir, mostraremos como você pode utilizar a carreta do tipo reboque para transportar o seu quadriciclo com segurança. Acompanhe!

Atenção para o peso durante o transporte

Antes de mais nada, considere o peso que estará puxando com o seu carro. Veículos de passeio, em geral, não são projetados para transportar tanto peso. No transporte de um quadriciclo, avalie o peso da carreta do tipo reboque e quanto ela é capaz de transportar. 

 

Um equipamento como esse pesa, em média 200 kg. O quadriciclo pode ter um peso aproximado, em média 250kg. Dessa forma, o reboque deve ter capacidade para transportar um peso superior. 

 

Depois faça um cálculo do peso da carreta do tipo reboque, somando com o quadriciclo e o peso do seu carro. Quando o quadriciclo está melado de lama, isso também influencia no seu peso. Por isso, o veículo deve ser capaz de transportar tudo isso. 

Certifique-se de utilizar o engate correto

O uso de engates é permitido pela legislação apenas para veículos que farão o transporte de carretas. No entanto, existem diferentes tipos de carretas e para usos diversos e com pesos variados. O engate instalado em seu veículo deve suportar o peso e o transporte de um quadriciclo. Por isso, antes de comprar e instalar um engate, verifique se o recurso é compatível com a sua necessidade. 

Utilize boas cintas para a amarração

As cintas para amarração são os recursos que você vai utilizar para prender o quadriciclo corretamente nos ganchos específicos para isso. Algumas pessoas preferem utilizar cintas indicadas para caminhão, pois são mais resistentes e transmitem mais segurança. Se preferir, siga a indicação da empresa onde adquiriu o seu reboque. 

Coloque o quadriciclo no reboque

Utilize rampas de acesso para posicionar o quadriciclo no centro do reboque. Essa parte é muito importante, pois evitará que o equipamento jogue seu peso mais para um lado do que outro. Quando isso acontece, o veículo tem sua direção prejudicada, o que também pode exigir mais do carro ou até causar danos mecânicos e em sua estrutura.

 

Em seguida, verifique como está o peso do reboque no engate. Movimentando a peça é possível perceber se o peso está equilibrado. Se o reboque estiver forçando muito o engate, para a frente, por exemplo, é porque o quadriciclo não está centralizado. 

Faça a amarração em quatro pontos

O quadriciclo deve ter sempre quatro pontos de amarração, dois na frente e dois atrás. São as amarrações que vão manter o veículo firme, imóvel e bem posicionado. Para amarrar, pegue a parte menor da cinta, que é mais próxima da catraca e passe-a por dentro do protetor frontal do quadriciclo. Prenda na parte superior do protetor. 

 

Desça a fita até o gancho do reboque, sempre com o acessório voltado para dentro. Aperte a catraca. Faça o mesmo processo com os outros pontos de amarração, atrás e na frente do quadriciclo. Use a catraca da cinta para apertá-la bem, deixando-a bem firme. Caso sobre partes da fita, faça uma amarração para não deixá-la solta.

 

Por fim, utilize um elástico para prender o banco e as carenagens traseiras para evitar que se percam durante o trajeto. Faça um teste no reboque, balançando o equipamento para ver se o quadriciclo balança, se não balançar é porque está bem firme.   

 

Quer comprar uma carreta de reboque para o seu quadriciclo? Confira os modelos de nossa loja

 


Outros Eventos

Voltar ao topo